Conselho destaca implantação da Maternidade do HU-UEPG | aRede
PUBLICIDADE

Conselho destaca implantação da Maternidade do HU-UEPG

A Maternidade vai atender, inicialmente, casos de baixa e média complexidade.

A Maternidade vai atender, inicialmente, casos de baixa e média complexidade.
A Maternidade vai atender, inicialmente, casos de baixa e média complexidade. -

A implantação da ala de maternidade foi um dos principais temas da reunião do Conselho Diretor no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU – UEPG), realizada no último dia 25. O serviço deve entrar em operação em 01 de junho, com abertura de 32 leitos exclusivos para maternidade, centro obstétrico e consultório para pronto atendimento obstétrico. Na reunião ainda foram apresentados balanços dos últimos 90 dias das diretorias Técnica, Administrativa e Acadêmica.

Segundo o diretor técnico, professor Rafael Santos, a implantação do serviço de maternidade faz parte do planejamento de médio prazo do HU-UEPG.  Contudo, precisou ser antecipado devido ao fechamento do Hospital Evangélico, previsto para 31 de maio, que atendia à demanda do SUS nos Campos Gerais. “Isso nos obrigou à mudança abrupta nos planos de curto prazo, com um período de 60 dias para adequação do hospital; formação, contratação e capacitação de equipes, constituindo-se em grande desafio para toda a gestão do HU”, diz.

A estrutura da Maternidade será instalada no 4º andar do HU, com a oferta inicial de 22 leitos e possibilidade de expansão imediata para até 32 leitos, conforme a necessidade imposta pela demanda. A nova ala terá ainda o Centro Obstétrico, com duas salas de parto normal e uma sala de cesárea; consultório para atendimento obstétrico; e berçário com seis leitos. Na área de recursos humanos, vai envolver 64 técnicos de enfermagem, 12 enfermeiros, equipe de obstetrícia e de pediatria 24 horas, com três médicos plantonista e dois rotineiros.

De acordo com Rafael Santos, a Maternidade vai atender, inicialmente, casos de baixa e média complexidade. Os recursos financeiros estão garantidos pela Secretaria de Estado da Saúde, com aporte mensal para suprir a necessidade de contratação de novos médicos. Para pagamento de técnicos de enfermagem e pessoal administrativos, os recursos virão do faturamento da maternidade. “Essa conquista consolida o HU-UEPG como o grande prestador de serviços do SUS na região, abrindo nos campos de estágio e pesquisa para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UEPG”.

Na sua apresentação, Rafael Santos também fez um balanço das atividades desenvolvidas pelo HU-UEPG nos últimos meses. Ganha destaque o início das cirurgias de alta complexidade em ortopedia; realização de procedimentos de alta complexidade em cirurgia vascular; o credenciamento dos serviços de neurocirurgia e cirurgia vascular; a realização do mutirão de cirurgias eletivas; o aumento na demanda e complexidade dos casos no Pronto Atendimento; reforma e ampliação das UTI Neonatal, Pediátrica e Adulto.

Ainda enumerou prioridades da Direção Técnica, a exemplo da formação das equipes médicas (obstetrícia, pediatria e UTI Adulto); contratação de técnicos para formação de novas equipes; e aquisição de equipamentos para garantir ampliação de serviços. Destaca ainda a manutenção de interlocução com a 3ª Regional de Saúde e o Comitê de Urgência e Emergência, visando ao controle sobre a porta de entrada do HU, hoje possível apenas via Siate e Samu. Coloca como desafio a abertura e manutenção da Maternidade e abertura da nova UTI Adulto, atualmente em reforma, que passará a ter 21 leitos.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE