Região registra queda nos furtos e roubos de veículos | aRede
PUBLICIDADE

Região registra queda nos furtos e roubos de veículos

Apesar de positivo, o balanço mostra uma dificuldade enfrentada pelos órgãos de segurança na recuperação dos veículos

Imagem ilustrativa da imagem Região registra queda nos furtos e roubos de veículos
-

Daniel Petroski

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp) do Paraná divulgou o balanço semestral de furtos e roubos de veículos nas 23 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp) do Estado. Ponta Grossa integra a 4ª Aisp, que compreende ainda outros 18 municípios da região.

Segundo dados repassados a equipe de reportagem do Jornal da Manhã e portal aRede, houve uma queda no número de registros em ambas as situações.

De acordo com o relatório, nos seis primeiros meses de 2017 foram furtados 286 veículos. Comparativamente com igual período do ano passado, a região teve 501 casos contabilizados, ou seja, uma redução de 42% nas ocorrências. Em números absolutos de roubo, foram 170 em 2016, contra 163 em 2017. A queda, ainda que tímida, chegou a 4,12%.

Apesar de positivo, o balanço mostra uma dificuldade enfrentada pelos órgãos de segurança na recuperação dos veículos. Em 2016, 443 foram recuperados. Agora, foram 342. Em porcentagem, a recuperação de teve uma redução de 23%.

Com base no Código Penal Brasileiro, quem for preso furtando ou roubando um veículo pode pegar pena de um a quatro anos, além de multa. Furto é a subtração pura e simples de coisa móvel alheia, sem violência contra a pessoa, enquanto o roubo pressupõe o emprego de violência ou grave ameaça à pessoa.

No somatório, todos os crimes contra a pessoa e contra o patrimônio sofreram queda no Paraná nos primeiros seis meses do ano. Houve redução de 3% (3.161 ocorrências a menos) nos crimes cometidos contra a pessoa, entre os quais estão aqueles registros criminais cometidos contra a vida, lesões corporais e crimes conta a honra. Já nos crimes contra o patrimônio, que englobam furtos e roubos, por exemplo, a diminuição no índice foi de 2%.

Secretário comemora resultados

“Num momento em que o país passa por uma grave crise, com alto índice de desemprego, e os crimes patrimoniais sendo uma verdadeira epidemia no Brasil inteiro, o Paraná está na contramão, com um decréscimo na quantidade de crimes”, avalia o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita. “Fazemos esforços constantes, agregando diversos fatores, como meios, recursos, análise criminal, compra de viaturas, contratação de policiais, locação de recursos em setores específicos e operações específicas em setores de receptação”, acrescenta o secretário.

Dados estaduais

Enquanto houve aumento de 2,4% nos roubos de veículos no Paraná, o número de furtos caiu 4%. No mesmo período, a recuperação de veículos cresceu 5,4%.  A região de Telêmaco Borba foi a que apresentou a maior redução nos roubos de veículos (-31%), seguida pelas regiões de Francisco Beltrão (-27%) e de Cascavel (-26%). 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE