Celebração marca os 90 anos da Diocese de PG | aRede
PUBLICIDADE

Celebração marca os 90 anos da Diocese de PG

A festa contará com representantes das 640 comunidades, vindos de 46 paróquias, de 17 cidades, que trarão imagens e estampas do santo padroeiro para serem abençoados.

 Dom Sergio Arthur Braschi afirma que a intenção é, por intermédio das imagens, abençoar todo o território da Diocese
Dom Sergio Arthur Braschi afirma que a intenção é, por intermédio das imagens, abençoar todo o território da Diocese -

Bolo será conduzido pelo padre com mais tempo de ministério e pelo mais novo

Perto de duas mil pessoas são esperadas neste domingo na celebração eucarística que dará início à comemoração dos 90 anos da Diocese de Ponta Grossa. A festa contará com representantes das 640 comunidades, vindos de 46 paróquias, de 17 cidades, que trarão imagens e estampas do santo padroeiro para serem abençoados. O bispo Dom Sergio Arthur Braschi afirma que a intenção é, por intermédio das imagens, abençoar todo o território da Diocese. Haverá ainda a entrega da ‘chama missionária’ aos componentes dos Grupos de Animação Missionária (GAMs), responsáveis por levar às paróquias o ardor missionário.

A celebração acontece na Catedral, a partir das 15 horas. O tráfego de veículos na região será orientado pela Autarquia Municipal de Trânsito, com apoio da Guarda Municipal, já que são esperadas dezenas de vans, micro-ônibus e ônibus. O estacionamento da Feirinha do Produtor foi liberado pela Prefeitura para receber os veículos dos visitantes. Ao entrar na catedral, cada pessoa receberá uma vela. A celebração será presidida pelo bispo Dom Sergio. Após a homilia, serão chamados os representantes dos 46 GAMs, para receberem a chama missionária, que será acesa no Círio Pascal. “A partir dessa chama deseja-se simbolicamente acender o ardor missionário no povo por isso um dos membros dos GAMs, ao voltar para seu lugar na Catedral repassará a chama às velas das pessoas”, explica a irmã Flávia Nascimento, coordenadora da animação bíblico-catequética.

A cor vermelha da chama missionária e o fogo simbolizam o Espírito Santo, que impulsiona a Igreja na unidade para a missão”, diz o padre Clayton Delinski, coordenador da Ação Evangelizadora. Nas visitas às comunidades, que os GAMs farão, levarão este símbolo junto com a imagem da Mãe da Divina Graça para animar as comunidades na missão permanente, sendo uma Igreja em saída como orienta o Papa Francisco.

Benção

Antes da bênção final da celebração, cada uma das 640 comunidades terá abençoado seu santo padroeiro. Para isso, foi pedido que os representantes trouxessem uma pequena imagem ou estampa. “Uma benção que simbolizará esse momento de comunhão, de sintonia de todos os que compõe a Diocese, desde a igreja de um bairro aqui de Ponta Grossa até uma capela lá do interior de um dos outros 16 municípios. Toda extensão da Diocese será abençoada”, ressalta o bispo dom Sergio.

Em seguida, o padre com mais tempo de ministério sacerdotal, Nelson Frederico Schiel, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Ipiranga, e o com menos tempo, padre Wilson Moraes, da Paróquia Santana, de Castro, entrarão com um bolo na forma da Catedral e será cantado o ‘Parabéns a Você’. No final da celebração, será apresentado um documentário sobre a história dos 90 anos da Diocese. Na saída, todos receberão um pedaço de bolo.

“Celebramos os 90 anos de nossa história, rendendo graças a Deus pelo caminho percorrido, com seus desafios e alegrias, mas sobretudo pedindo um novo vigor, projetando nossa Diocese para seu centenário”, enfatiza o bispo Sergio Braschi, convidando a todos. “Queremos que o povo de Deus, as autoridades constituídas e toda sociedade se alegrem conosco, neste ano Jubilar da Misericórdia, no qual, celebrando 90 anos de anúncio do Evangelho, queremos ser uma Diocese Samaritana: Misericordiosa e Missionária”, resume.

As comemorações se estenderão pelo ano todo, com uma exposição itinerante de fotos e documentos, que contarão um pouco da caminhada até aqui. A mostra percorrerá as 46 paróquias.

História

A Diocese de Ponta Grossa foi criada aos 10 de maio de 1926 por intermédio da bula ‘QUUM IN DIES NUMERUS’ do Papa Pio XI, desmembrada da Diocese de Curitiba, até então a única existente no Paraná. Inicialmente, compreendia uma vasta região do Paraná: a região central, partes do Oeste e do Sudoeste do Estado.

A nova Diocese era formada por 12 paróquias: Ponta Grossa, Castro, Cruz Machado, Guarapuava, Imbituva, Ipiranga, Ivaí, Palmas, Prudentópolis, Rio Claro, Tibagi e União da Vitória. Destas, atualmente, três são dioceses desmembradas de Ponta Grossa: Palmas, Guarapuava e União da Vitória. Durante os quatro primeiros anos de sua fundação a Diocese de Ponta Grossa foi governada por Dom João Francisco Braga, 1º Arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, designado como seu administrador apostólico.

Atualmente, a Diocese tem como sede a cidade de Ponta Grossa e se estende por uma faixa de 16 municípios: Ortigueira, Reserva, Imbaú, Telêmaco Borba, Tibagi, Irati, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Imbituva, Guamiranga, Ipiranga, Ivaí, Castro, Ventania, Piraí do Sul, Carambeí, em uma população de aproximadamente 763.600 habitantes. Constitui-se por 46 paróquias, 640 comunidades e conta com inúmeras congregações religiosas. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE